free hit counter

Confidências de uma tocadora de piano

Música de fundo: tema do filme "O Piano"

terça-feira, março 02, 2004

Piscos...

Hoje cá em casa estamos de luto, hoje de manhã meu pai encontrou um dos dois piscos deitado no chão já de olhos fechados... a última vez que o vi, ontem à noite, estava todo enroladinho em bolinha no cimo do poleiro. Estavam assim os dois, mas, quando fui à varanda o outro acordou com a minha chegada mas este que eu gostava tanto nem deu conta. Ele “era” lindo... suas peninhas cor de laranja no seu peito e seu olhar ingénuo e simples. Ele veio do campo, chamava-mo-lo “o pisco do campo”, enquanto o outro que ficou agora sozinho vem da cidade (“o pisco da cidade”) e anda sempre de nariz impinado. Marcou bem seu território e mostrava-se autoritário do pisco do campo...
Meu pai adorava aquele bichinho. Eu tive pouco contacto com ele, mas era o que gostava mais dos dois e acho que, por muito estranho que pareça nós gostarmos tanto dum animal, sinto um grande carinho pelos dois, talvez mais por saber que eram os dois que faziam companhia ao meu pai quase todas as tardes... Interessante, meu pai ia para a varanda ler, descansar e tal, fechava a porta por causa da gata, soltava os bichinhos e, num abrir e, cada vez mais à vontade, eles faziam companhia ao meu pai horas a fio. Um dia, o pisco da cidade não queria ficar na gaiola! Sempre que ele ia para a gaiola e meu pai chegava à varanda, o bicho saía logo cá para fora para não o prendermos! Meu pai lá se divertiu arranjando uma engenhocazinha que, com um fio de pesca atado à porta da gaiola, fazia com que pudesse fechar a gaiola ao longe!...
O pisco do campo foi o primeiro a ir comer à mão de meu pai... Com uns bichinhos que parecem minhocas, que meu pai cria cá em casa, ele agarra-os pela cabeça e, num abrir e fechar de olhos, o pisco ia até à sua mão e agarrava a minhoquinha e comia-a sem esperar!...
Tantas vezes qe eu procuro não me aproximar demasiado das pessoas, dos animais, das recordações e memórias... mas não consigo, é um defeito que tenho, inevitável...

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal