free hit counter

Confidências de uma tocadora de piano

Música de fundo: tema do filme "O Piano"

sexta-feira, fevereiro 13, 2004

"(...) Hoje (...) choro por tudo e por nada. Não sei bem porque. Sinto-me a mais... nada faz sentido pra mim. O que faço aqui? Nada me faz feliz. (...)"

Ontem mandaram-me esta mensagem... que responder? Nem por coincidência tenho afirmado, mais convictamente nestes dias, que já nem sei o que é sorrir sem ser forçado...
Cada vez mais conheço pessoas assim, sem saber "o sentido da vida"... e cada vez mais há pessoas egoístas que nos roubam a vontade de caminhar para a felicidade...

O Piano...
Ando muito tensa, e como consequência, ao tocar piano, toco com a cabeça e não com os dedos, o que é um erro gravíssimo! A tensão fica tal que quando dou por isso tenho os ombros acima da cabeça, e meus dedos já nem conseguem tocar porque supostamente são eles que devem saber as notas e não a cabeça.

"Um guitarrista toca com os dedos e não com a cabeça", assim como outros instrumentistas...

Fui para a minha aula de piano ontem muito triste. Para além de já ir atrasada, não tinha conseguido estudar nada, não tinha forças... Minha stora apercebeu-se desde início e mandou-me tocar o que eu menos gosto do meu repertório mas que ao mesmo tempo pode ser relaxante: a Fuga do primeiro Prelúdio e Fuga do Cravo Bem Temperado de Bach... :( Muitas notas ao lado, muitos dedos trocados... Que paciência que minha stora teve ontem comigo!... Mas nunca desistiu, nunca suspirou de impaciência, nem nunca me deu um sermão. Disse-me que quando não gostamos de uma peça, mas tocamo-la logo com tudo no lugar, tudo do início ao fim só por termos obrigatóriamente de a tocar nesse ano, é porque somos pessoas frias... fazemos o que nos mandam sem arte, sem o prazer de tocar... No meu caso, ainda não tinha conseguido tocar a primeira página daquela Fuga porque, nas suas palavras, "eu não era uma pessoa fria, mas pelo contrário, peças muito mais difíceis de decorar como o Estudo de Chopin que vos tenho falado, já estava completamente decorado!! Mesmo tendo tão pouco tempo para tocar..." Ela repete tantas vezes quando toco a fuga "Toca com prazer... Não tenhas pressa, mas toca com prazer...". Tivemos a aula inteira naquela peça... De início ainda me mandou tocar o estudo de Chopin pra mostrar à aluna que lá estava antes de mim, mas não me deixou tocar tudo para não me começarem a doer os braços/mãos... Mas, no entanto, apesar do meu constante cansaço, aquele tempo a tentar tocar e a falar sobre "arte" rendeu tanto!...
Tantas vezes ela tem paciência para comigo...

No fim da aula, a Isa, outra tocadora de piano com quem tenho tocado o Concertino para dois pianos de Schostakovitsh, apareceu na minha aula. tinhamos combinado que naquele dia mostraríamos o nosso trabalho até então à nossa stora... Ficamos nervosas de repente pela grande hospitalidade da stora! Aquele concertino leva no mínimo uns 10 minutos e o tempo já estava a roubar aula a outra aluna, mas a stora fez questão de nos ouvir!... Com uns conselhos seus, chegamos ao último acorde com um sorriso de quem fez umas quantas falhas, mas, sorriso esse, cativado pelo sorriso da nossa stora, que nos fez pensar que seríamos capazes de tocar aquele Concertino por toda a vida, mesmo sem parar!...

Acho que eu já nem queria outra coisa... finalmente descobrira alguma correspondência que me cativara na vida...

A stora elogiou-nos... Ficou muito contente com o progresso da outra tocadora de piano e... quanto a mim, ficou muito surpreendida com a forma como eu toquei (porque nunca tinha tocado com outro pianista, com a minha stora a ouvir...). Ela disse algo do género "é fascinante!! Mesmo muito fascinante!! Eu nem sei muito bem o que esta palavra quer dizer, mas só sei que todas as pessoas a dizem em alturas destas!! O que quer dizer mesmo??..." Respondi simplesmente "muito bom" porque ainda não acreditava no que ela dizia, mas ela afirmou "não, é mais que isso!!..."...

Eu e a outra tocadora de piano saímos da sala, e... assim que fechei a porta, já do lado da rua, demos um abraço muito apertado e desejamos tocar aquele Concertino tantas vezes, com todos os pormenores, de forma a ficar o mais perfeito possivel...

A acrescentar... para que se perceba o que contei à pouco... a minha stora de piano é russa... Chama-se Vera Belozorovitch... Tem uma biografia muito artística e sonho de qualquer um! Apesar de tudo o seu sonho é a dança e não tanto o piano... Mas é a arte, e tudo está intimamente ligado!... Quem vive da arte, tem certamente um coração cheio de ... vocês devem saber, nem eu própria consigo encontrar a palavra... é como que sentimentos, sonhos, fantasias,... atitudes inconscientemente humildes...

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal