free hit counter

Confidências de uma tocadora de piano

Música de fundo: tema do filme "O Piano"

sábado, setembro 11, 2004

Fui vencida pelas artes!

Hoje bati o record...
Acordei radicalmente diferente, com o telefone a tocar, depois de só ter dormido 4 horas . Arghhhh! Detesto quando isso acontece e ainda por cima o telefonema nem era pra mim! Passei a manhã toda a fazer um relatório sobre um jornal do qual exerço um cargo importante. Considero o meu trabalho desta manhã como uma reflexão, e não tanto como "trabalho" apesar de ter de o apresentar... O almoço foi akela improvisação que, enfim, tal como akeles gajos do jazz que improvisam até o saxofone estar inundado de saliva :p Entretanto só de tarde consegui tocar piano... As horas foram passando, ainda tive uma espécie de reunião (apesar da falta indispensavel de alguns membros - não te preokupes Clara, nao foste a unica...) e quando cheguei a casa à noite, fechei-me no quarto e finalmente acabei mais uma pequena história que tinha começado em julho, mas o fim...

O fim... o fim das histórias.... é como o fim de grande parte das melhores músicas mundiais... Vem sendo preparado ou talvez não, mas assim de repente vem algo "forte demais" e pronto: "The End meus amigos". Interrogo-me porque só consigo escrever assim os fins... e porque não os inícios e o desenvolvimento?! É como nas despedidas... passamos tanto tempo com algumas pessoas, mas quando nos despedimos é aquele corte na garganta que encerra mais um capítulo à história...


"Lembro-me, o tempo não existia. Não havia preocupações, nem horários a cumprir. A música preenchia-me completamente.

Foi então que, no momento mais inesperado me aproximei do fim, a parte que mais me identificava e me fazia tocar num eu desconhecido... Com o quarto dedo aterrei suavemente na última nota do estudo, sobre um acorde previamente em pedal, e deixei soar...

Lembro-me, ficou a soar... como uma meta que desejara até ao fim de uma vida eterna. “Sou feliz!”, sonhei. Nunca me ensinaram a tocar piano, nunca me ensinaram a viver ou sofrer... mas aprendi a ouvir e a sonhar. Dentro de mim, articulo os dedos que me fazem permanecer no real, enquanto deixo soar, na música, a irrealidade que me torna feliz."

in "Lembro-me, por acaso"

(MT)


2 Comments:

Blogger nocturnidade said...

dizer que gostei de ler será pouco mas as palavras têm os seus próprios limites,
e digo que este texto não me foi indiferente, tocou-me, senti-o e gostei.

5:23 da tarde  
Blogger IceBlackIce said...

wowow a primeira frase ... já não me lembro...

6:52 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal